R$0,00

Proporciona o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia. Destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos são vistos de forma introdutória. Essa parte da Visão Geral em Astronomia apresenta tópicos referentes a: Instrumentação Astronômica, Sistema Solar, Exoplanetas e Estrelas.

Entre para Acessar

Category:

A UnivespTV disponibilizou gratuitamente este curso introdutório que foi originalmente destinado aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, da Universidade de São Paulo.


Como funciona

Para cursar esta disciplina o aluno não precisa realizar inscrição ou tarefas complementares. Este curso não oferece certificação. Todas as vídeo aulas podem ser acessadas gratuitamente no site da Univesp ou na playlist abaixo.


Conteúdo

Aula 1 – Astronomia antes dos telescópios

Nesta primeira aula do curso de Astronomia: Uma Visão Geral I, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explica como eram feitos os estudos astronômicos antes dos telescópios. Ele cita os primeiros instrumentos pré-óticos, de Hipparco até Tyco Brahe, e as teorias heliocêntricas e geocêntricas.


Aula 2 – Telescópios: um histórico – partes 1 e 2

Nesta segunda aula do curso de Astronomia: Uma Visão Geral I, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala da invenção dos telescópios; comenta as descobertas de Galileu Galilei, tais como, as manchas do Sol, as crateras da Lua, os anéis de Saturno e as estrelas antigas da Via Láctea; explica como funcionam as lentes refratoras e refletoras, e o foco newtoniano; e fala sobre Willian Herschel e suas descobertas, como a de Urano e suas luas, a radiação infravermelha, as luas de Saturno, além do mapeamento da Via Láctea.


Aula 3 – Telescópios modernos

Nesta aula do curso de Astronomia: Uma Visão Geral I, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala sobre telescópios clássicos, citando como exemplo o telescópio Palomar. Ele também explica ângulos em segundos de arco, óptica ativa e adaptativa.


Aula 4 – Telescópios no espaço

Nesta aula do curso de Astronomia: Uma Visão Geral I, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP explica o espectro eletromagnético e comenta sobre alguns dos telescópios de raios-x, infravermelho e ultravioleta.


Aula 5 – Espectrógrafos e Detectores

Nesta aula do curso de Astronomia: Uma Visão Geral I, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP explica o que são espectrógrafos e detectores, cita o exemplo do primeiro detector existente (o olho humano), fala sobre o valor do espectro estelar, a relação entre coletar luz e analisar luz, além da configuração física de um espectrógrafo.


Aula 6 – A radiação eletromagnética e as leis da radiação

Nesta aula do curso de Astronomia: Uma Visão Geral I, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre as faixas de onda eletromagnética, comprimento de onda e frequência, e cita as leis de Wien e Stefan-Boltzmann.


Aula 7 – As linhas espectrais e o efeito Doppler

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explica o que é espectroscopia, os tipos de espectros e o efeito Doppler.


Aula 8 – Sol: O centro do sistema solar

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre a radiação solar, as manchas solares, a rotação do Sol e os efeitos da atividade solar sobre a Terra.


Aula 9 – O interior do Sol

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explica a importância da energia do Sol, energia nuclear e neutrinos solares.


Aula 10 – Os planetas rochosos

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre os planetas rochosos, também conhecidos como terrestres: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e suas principais características.


Aula 11 – A Terra como planeta

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, aborda os seguintes tópicos: o interior da Terra, as camadas tectônicas e seus efeitos na superfície da Terra: vulcões, terremotos, cordilheiras; os impactos de meteoros e cometas, o campo magnético da Terra, o efeito estufa e o aquecimento global.


Aula 12 – Os planetas gasosos (ou gigantes) – partes 1 e 2

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre as características dos planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Aula 13 – Os planetas anões

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explica o que são planetas anões e cita cinco planetas classificados como anões: Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Eris. Ele também cita alguns candidatos, tais como Orcus, Salacia e Quaoar.


Aula 14 – Asteroides

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre: as famílias orbitais e espectrais dos asteroides, o cinturão de Kuiper, pequenos e grandes corpos no sistema solar e os objetos com órbitas próximas à Terra.


Aula 15 – Luas e anéis

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, estuda as luas de Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Marte e da Terra. Ele também fala da água e dos tipos de chuva presentes em planetas e luas da Via Láctea. O professor também cita os anéis de Saturno e a atividade geológica de planetas como a Terra.


Aula 16 – Cometas

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, aborda os seguintes temas: cometa de Halley, modelo de Wipple, cometa Ison e a nuvem de Oort.


Aula 17 – Exoplanetas

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, explica o que são exoplanetas, quais são os métodos de busca para encontrá-los, além das propriedades e estatísticas dos exoplanetas.


Aula 18 – A formação dos sistemas planetários

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, fala sobre a formação do sistema solar, os meteoritos, o plano da eclíptica, migração dos planetas, berçários de estrelas e a formação dos sistemas protoplanetários.


Aula 19 – Magnitude, cor e distância das estrelas

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP aborda os tópicos: escala de magnitude, a cor das estrelas e paralaxe trigonométrica.


Aula 20 – Classificação Espectral: a temperatura das estrelas – partes 1 e 2

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala sobre: espectroscopia, lei de Wien, subclasses de temperatura, luminosidade e anãs marrons.


Aula 21 – De onde vem a energia das estrelas?

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP aborda os tópicos: Ciclo de CNO, Cadeia P-P, Ciclo do Triplo Alfa.


Aula 22 – Estrelas: da adolescência à velhice

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala sobre: o tempo de vida na sequencia principal, os aglomerados de estrelas, a trajetória evolutiva de uma estrela e o limite de Schönberg-Schandrasekhar.


Aula 23 – Estrelas mortas: anãs brancas e estrelas de nêutrons – partes 1 e 2

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala sobre: trajetória evolutiva das nebulosas, Limite de Chandrasekhar, estrelas de nêutrons, Limite de Tolman-Oppenheimer-Volkoff, massa das estrelas de nêutrons e pulsar de raios-x em um sistema binário.


Aula 24 – Estrelas mortas: buracos negros

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP explica o que são os buracos negros estelares, o raio de Schwarzchild e os sistemas binários com buracos negros estelares.


Aula 25 – Estrelas binárias

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP explica o que são as estrelas binárias eclipsantes e as espectroscópicas.


Aula 26 – Estrelas variáveis

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP explica o que são estrelas variáveis, quais são as classes e os grupos.


Aula 27 – Novas e Supernovas

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala da curva de luz das estrelas novas, o processo Urca e, também, das Supernovas tipo II.


Aula 28 – Aglomerados e populações de estrelas

Nesta aula, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP explica a diferença entre aglomerados de estrelas abertos e fechados, mostra exemplos como as M68, M3 e as Plêiades. Ele também fala das populações estelares I, II e III.


Aula 29 – Moléculas e poeira cósmica

O professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ressalta a importância de estudar a matéria interestelar, explica o que é e quais os efeitos da poeira interestelar e a composição dessa poeira. Ele também fala do gás interestelar frio, das nuvens moleculares gigantes e mostra exemplos, tais como: a nebulosa da cabeça de cavalo e a nuvem molecular em Carina.


Aula 30 – Nebulosas: como as estrelas nascem e morrem

Nesta aula final, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP fala sobre as regiões conhecidas por serem berçários de estrelas, a nuvem molecular de Órion, o processo de formação das estrelas, as características das estrelas jovens e das nebulosas planetárias, além de explicar o que são restos de supernovas.

Detalhes do Curso

Certificado

Não possui

Duração

Sem informações

Idioma

Português

Instituição

USP

Nível

Introdutório

There are no reviews yet.

Be the first to review “Astronomia: Uma Visão Geral 1 – USP”