5 documentários intrigantes disponíveis na Netflix

Aqui está uma lista com 5 documentários que eu assisti recentemente e que me fizeram refletir e me aprofundar sobre os temas abordados. Talvez provoquem o mesmo em você. Todos estão disponíveis na Netflix até o momento (09/02/17).

BlackfishBlackfish (2013 – 1h 23min)

Este fascinante documentário analisa a vida da baleia assassina Tilikum, que vive em cativeiro e já causou a morte de várias pessoas.

https://www.netflix.com/watch/70267802

O documentário centra-se no cativeiro da orca Tilikum, que foi responsável pela morte de três pessoas, e nas consequências de manter animais grandes e inteligentes em cativeiro. A cobertura de Tilikum começa com a sua captura, em 1983, nas águas na Islândia e mostra como ele foi perseguido por colegas animais em cativeiro e deixado em um tanque escuro por horas, o argumento da realizadora é que esses fatos contribuíram para a agressão da baleia, e também se concentra nas alegações do SeaWorld que os Cetaceos (as orcas são na realidade, golfinhos) em cativeiro vivem mais tempo, e de que isso é falso.


Making a MurdererMaking a Murderer (2015 – série)

Depois que Steven Avery é absolvido de uma condenação injusta, sua busca por justiça coloca em dúvida as autoridades que o condenaram.

https://www.netflix.com/watch/80000771

Esta série de TV documental explora a história de Steven Avery, um homem do Condado de Manitowoc, Wisconsin, que cumpriu 18 anos de prisão pela condenação indevida de agressão sexual e tentativa de assassinato de Penny Beerntsen, antes de ser totalmente inocentado em 2003 por provas de DNA. Ele moveu uma ação contra o condado sobre este caso. Em 2005, Avery foi preso novamente sob acusações de assassinato à Teresa Halbach, uma fotógrafa local, e foi condenado em 2007.


The internet own's boyThe Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz (2014 -1h 45min)

Este documentário investigativo retrata o que aconteceu ao programador e ativista Aaron Swartz após ser acusado de fraude digital.

https://www.netflix.com/watch/70299288

Documentário que narra a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador, escritor e ativista norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Durante toda a sua vida, Aaron usou a programação computacional como uma forma de nos ajudar a resolver problemas e tornar o mundo um lugar mais democrático, justo e eficiente. Em uma destas tentativas, Aaron irá usar a rede do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para realizar o download massivo de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR. Nesse meio-tempo, o Ministério Público dos Estados Unidos irá conduzir um processo criminal contra Aaron, que termina por levá-lo ao suicídio.


Deep WebDeep Web (2015 – 1h 29min)

Uma visão instigante do alcance sombrio da Internet abordando a prisão e o julgamento do suposto criador da Silk Road, um mercado negro online.

https://www.netflix.com/watch/80042179

Abrangendo o julgamento de Ross Ulbricht, o documentário explora o surgimento de uma nova Internet; descentralizado, encriptada, perigosa e fora da lei; com especial destaque para a captura da Silk Road pelo FBI, e as consequências jurídicas. Também apresenta entrevistas com o escritor da revista Wired Andy Greenberg e o desenvolvedor Amir Taaki que foi um dos líderes do projeto Bitcoin. Deep Web é narrado por Keanu Reeves.


SennaSenna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão. (2010 – 1h 45m)

Este documentário mostra a história de Ayrton Senna, um dos melhores pilotos de Fórmula Um da história e um herói brasileiro.

https://www.netflix.com/watch/70170051

O documentário foca na carreira de Senna na fórmula 1 entre 1984 e 1994 com principal atenção na rivalidade com o piloto francês Alain Prost, nas suas rusgas com dirigentes da FIA, notadamente o seu presidente na época o francês Jean-Marie Balestre, e obviamente aborda o trágico acidente no GP de San Marino e toda a repercussão de sua morte.


Você tem algum documentário para recomendar? Comente ai abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *